quarta-feira, 16 de abril de 2014

COMO SURGIU A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

 
Todos fazemos parte do meio ambiente. Há uma ligação em tudo. Todos somos responsáveis pela construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado.”
 
Definir Educação Ambiental é falar sobre Educação dando uma nova dimensão: a dimensão ambiental, contextualizada e vinculada aos temas ambientais locais e globais. Este novo enfoque busca, através de uma consciência crítica, o surgimento de um novo modelo de sociedade, onde a preservação dos recursos naturais possa ser compatível com o bem-estar sócio-econômico da população.
As décadas de 60, 70, e 80 foram marcadas por fortes impactos nas relações do homem com a natureza, e que soaram como alarmes, chamando a atenção do mundo para a exaustão dos recursos naturais e fontes de energia, com o comprometimento da vida em sociedade. Ao constatar este cenário, o homem, através de suas organizações (governamentais e não-governamentais), nas diversas áreas do conhecimento, inicia a concepção de um modelo de desenvolvimento sustentado pautado pelo equilíbrio entre os parâmetros ambientais e sócio-econômicos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário